Ituiutaba, sábado, 29 de junho de 2024

Vereadores avaliam as atividades da Semana Da Criança e do Adolescente

Publicado por Vigilante do Povo em 26/05/2021 às 12:44

Semana em Defesa da Criança e do Adolescente foi realizada na última semana pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ituiutaba

Foi realizado entre os últimos dias 17 e 21 maio a Semana em Defesa da Criança e do Adolescente. Devido ao cenário de pandemia o evento foi realizado de forma virtual e pode ser acompanhado por toda a população por meio da página da Câmara Municipal de Ituiutaba no Facebook. A ação foi composta por lives com a participação de convidados que  bordaram desde os sinais apresentados por crianças possivelmente violadas, os canais de denúncia, os dados da violência no município, a rede de acolhimento, os desafios no  enfrentamento da violência e a importância do engajamento da população nesta causa.

Para a psicóloga Luciana Sene, uma das especialistas convidadas para a ação, é muito importante a promoção destes encontros para dialogar sobre o que não é falado.

“Um assunto tão velado precisa ser acessado, assim teremos a chance de ficarmos mais alertas e proteger mais as crianças que são seres tão vulneráveis e dependentes. Ter um pouco de conhecimento a respeito do assunto aumenta nossa possibilidade de poder ajudar mais e de forma mais assertiva, estes indivíduos tão indefesos e que gritam por socorro”, relatou apsicóloga que ainda completou.

“Podemos salvar crianças que estão em enorme sofrimento emocional e em um estado mental quase insuportavelmente doloroso, o qual pode deixar marcas para o resto da vida”, finalizou Sene.

Segundo Alice Drummond, relatora da Comissão de Direitos Humanos da Câmara a Semana vem em um momento muito oportuno, já que vivenciamos um período de isolamento das crianças de atividades e contatos sociais. “Infelizmente, neste período de pandemia o número de casos de violência e abuso infantil tiveram um aumento significativo, e, com as escolas fechadas, as crianças acabaram perdendo um importante aliado, não apenas na detecção dos abusos como no acolhimento e encaminhamento para as redes de apoio.

Entender isto nos leva ao entendimento da importância de todos nós nos tornarmos aliados das crianças neste enfrentamento, observando-as, acolhendo-as e principalmente protegendo-as”, pontuou a vereadora. Já para Adeilton José da Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara a ação oportunizou ainda observar o cenário municipal e conhecer os mecanismos e diretrizes de funcionamento da rede de acolhimento no município.

“A roda de conversa com as autoridades do nosso município nos possibilitou entender tanto os dados, como também os maiores receios dos familiares ao fazer as denúncias. Ter este entendimento nos conduzirá para as próximas ações da comissão”, concluiu Adeilton.