Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Vacinação suspensa para gestantes e prefeitura de Ituiutaba apresenta calendário de vacinação sem o grupo prioritário

Publicado por Vigilante do Povo em 11/05/2021 às 19:44

A morte de uma grávidad de 35 anos, após vacinação com a AstraZeneca, levou a Anvisa mais cedo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender imediatamente a aplicação de doses da vacina Oxford/Astrazeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em gestantes. A orientação foi expedida nesta segunda-feira (10).

Em nota técnica, o órgão regulador afirmou que os gestores públicos deveriam seguir as indicações que constam na bula do imunizante e somente recorrer a vacinas “off label” (recomendação que diverge do laboratório que produziu a droga) em casos de apresentação de prescrição médica que indique a necessidade da aplicação da vacina.

Agora, no início da noite, o Ministério da Saúde suspendeu oficialmente o calendário do PNI (Plano Nacional de Imunização) esse grupo prioritário. Procure seu médico e mantenha o acompanhamento. Uma nota técnica será emitida pelo Ministério da Saúde para recomendação do acompanhamento médico dessas mulheres grávidas. Segue a vacinação com as vacinas da Pfeizer e da Coronavac.

A determinação vale até que sejam concluídas as análises de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca.

O óbito ainda está em investigação e, segundo o governo federal, ainda não está comprovado que a vacinação tenha causado a complicação na gestante.