Ituiutaba, sábado, 29 de junho de 2024

Vacinação continua hoje, 27, para grupos com comorbidades e idosos

Publicado por Vigilante do Povo em 26/05/2021 às 23:01

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, seguirá nesta quinta-feira, 27, com ações da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 na Unidade Mista de Saúde I e na Escola Municipal Machado de Assis – EMMA.
A vacinação para pessoas com comorbidades será realizada exclusivamente na Sala de Vacinas da Unidade Mista de Saúde I, situada na Avenida 43 com Minas Gerais, Setor Sul, das 8h às 16h. Estão sendo vacinados os grupos gerais com comorbidades entre os 40 e 59 anos de idade, bem como a vacinação de grávidas e puérperas, também com comorbidades.
Já na Escola Municipal Machado de Assis – EMMA o trabalho de vacinação ocorrerá das 8h às 15h, voltados aos idosos acimas de 60 anos ainda não vacinados e para segundas doses agendadas. Nesse local será preciso apresentar documento de identificação e cartão de vacinação.
Atenção – a partir desta quinta, 27, passam a integrar o grupo prioritário para vacinação contra Covid-19 os pacientes acometidos com doenças neurológicas crônicas: doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório e demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.
Podem ser vacinadas pessoas entre 18 e 59 anos dos seguintes grupos: Síndrome de Down, Doença Renal Crônica (Diálise), Grávidas e Puérperas (com comorbidades). Também deverão comparecer para serem vacinadas pessoas entre 40 e 59 anos dos grupos: Comorbidades (atendidas pelo PNI Covid-19) e Pessoas com Deficiência Permanente, que recebem Benefício de Prestação Continuada – BPC (com apresentação de cartão e documentos comprovantes).

Vale ressaltar que devem se deslocar ao local com acompanhante somente as pessoas que necessitam de apoio para o acesso ao local de imunização. Também é preciso manter o distanciamento de pelo menos dois metros e é obrigatório o uso de máscaras de proteção.
Os inscritos terão que comprovar a condição clínica para receber as doses. Será exigido no momento da vacinação relatório médico (atestado) que comprove a comorbidade, documento de identificação e comprovante de endereço.
Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 são consideradas comorbidades para a vacinação contra a Covid-19: doenças renais crônicas, cardiovasculares e cerebrovasculares; diabetes, hipertensão arterial grave, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme e talassemia maior, obesidade mórbida, cirrose hepática, Síndrome de Down e doença neurológica crônica. Estão incluídos os imunossuprimidos, que têm reduzida a resposta de seu sistema imunológico, por ação de algum remédio.