Ituiutaba, sábado, 28 de setembro de 2024

Tutores de animais recolhidos das ruas devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e da Causa Animal

Publicado por Vigilante do Povo em 09/03/2023 às 18:53

 

Uma égua, uma potra e um cavalo foram recolhidos no Centro de Ituiutaba e estão no curral do Centro de Controle de Zoonoses; sede da pasta está situada na Avenida 5-A, entre Ruas 22 e 24, nº 30, Centro e o telefone para contato é o (34) 3271-8293

 

 

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, comunica aos proprietários de animais de grande porte que estavam soltos em vias públicas que é necessário o comparecimento na sede da pasta, situada na Avenida 5-A, entre Ruas 22 e 24, nº 30, no Centro, para regularizar a situação.
Recentemente, uma égua, uma potra e um cavalo foram recolhidos no Centro de Ituiutaba, especificamente na esquina da Rua 24 com Avenida 21.
A medida tem como principal objetivo garantir a segurança de motoristas e pedestres ao circularem nas vias públicas do Município. De acordo com a lei 1363/70 é considerado solto, todo animal que for encontrado em logradouro público desacompanhado de seu proprietário ou responsável.
A recuperação destes animais só será possível com a identificação do proprietário, que deverá comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal. O telefone para contato é o (34) 3271-8293.
Multa
O artigo 516 do Código de Posturas estabelece que além da multa que será cobrada pelo animal que estiver sob posse do município, serão cobradas as despesas referentes à permanência, alimentação e cuidados de rotina.
Destino dos animais
O animal apreendido ficará sob guarda e responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal durante 15 dias.
Não sendo retirado o animal nesse prazo, o município dará a adequada destinação, cumprindo o estabelecido no artigo 532 do Código de Posturas, podendo inclusive levá-lo a leilão.
Os medicamentos e insumos eventualmente utilizados para o tratamento do animal serão cobrados de seu respectivo proprietário ou responsável.