Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 16/11/2021 às 18:00
O jeito de fazer e enxergar política mudou? Para o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Moura, sim, diante de várias controvérsias do atual cenário político local. Mas, uma coisa é certa, ainda é preciso ser um bom articulador para se manter de pé e no poder. Aliás, até para não ser mais um no meio da multidão A prova é sua reeleição para presidente da mesa diretora da Câmara de Vereadores.
A eleições é hoje, 16 de novembro, Renato Moura mostra que anda muito bem nesse quesito, depois das últimas discussões dentro do plenário, quando a vereadora Alice Drummond considerava surreal não ter uma chapa concorrente a de Moura,
Vida que segue.
Segundo Moura, a política é um trabalho sempre em construção, a assim como é preciso reconhecer que a cidade é resultado do trabalho de todos aqueles que a lideraram e contribuiram com “um pouco, uma pedrinha no alicerce”, para outros viessem.
Demonstrando maior maturidade e equilíbrio, Renato Moura ponderou em conversa com o VIGILANTE DO POVO: “A cidade não é de um governante, mas de um conjunto de ideias políticas e de pessoas que deixaram suas marcas, que devemos reconhecer, mesmo que não tenhamos caminhado lado a lado em tempos eleitorais”, afirmou.
Parece que o tempo vem moldando um Renato Moura menos impositivo e está mostrando que aprendeu que força não significa “imposição”. Mas, sem sem excesso de ternura. Quando precisa pontuar o que pensa mão tem poupano ninguém.
“Por isso que sempre faço questão de, sempre que posso, lembrar, na medida da memória, todos os prefeitos e ex-vereadores que contribuíram, cada um a seu modo e pensamento público e administrativo, com o crescimento da nossa cidade. Não foram só prefeitos, pois nos últimos anos a Câmara Municipal vem ganhando protagonismo nesse trabalho político, colaborando freando ou se aliando ao Executivo naquilo que é realmente importante”, afirmou. E isso é uma verdade que não tem como fugir. A Câmara tem conquistado seu espaço e incomodado muitos ao se impor como poder independente.
Presidente da Câmara pela segunda vez, construindo um espaço político na esfera estadual, é provável que a história do menino pobre do Bairro Natal não fique nos limites de Ituiutaba. Ele explica que é caminho natural.
“Precisamos estar sempre conversar com o povo e experimentando aquilo que o povo experimenta como, por exemplo os serviços públicos que a administração presta. Preciso saber realmente se fizemos a coisa certa ao votar e aprovar projetos. Preciso saber se foi realmente bom para nossa população. Acho ser meu dever”, salientou.
A História
Essas experiências não são problemas para o presidente da Câmara de Vereadores. Nunca foi um homem rico e nasceu pobre no Bairro Natal e sabe na pele que o povo enfrenta. “Eu sou ainda um homem sem grandes posses, mas muito orgulhoso por fazer o trabalho de diminuir as mazelas da população. Temos feitos muitos avanços, mas considero muito pouco. Temos feito um trabalho num contexto de sucesso, se levado em consideração o momento de grave crise econômica e uma tragédia sanitária que assola ainda o País e suas sequelas”, pontuou.
Segundo Moura, uma das suas maiores preocupações é com a assistência aos hoje, devido ao momento, passam fome. “A situação piorou muito. Temos que intervir como poder público para amenizar a fome, a doença e também correr atrás de emprego. O povo não quer nada de graça, eu sinto isso quando estou nos bairros e até na zona rural. O povo quer estudar, trabalhar e viver bem. Como sei o quanto isso gera sofrimento, tenho como prioridades”, conta.
A prefeita
Depois de nomear cada um dos prefeitos, Renato Moura disse sobre a eleição da primeira prefeita mulher de Ituiutaba. “Tive o prazer de participar desse projeto desde o nascimento e estamos agora caminhando pelos mesmos objetivo”, afirmou. “A foi um sopro de esperança que encontrei na formação das candidaturas e estou muito animado com o futuro dela como administratora. Acho que será não só a primeira prefeita mulher, mas também a que mais realizará ações e obras tão esperadas em Ituiutaba.”
A eleição de Leandra Guedes como prefeita de Ituiutaba foi, com certeza, o maior trabalho de negociação e construção política feita na História da cidade. E, sim, foi a mão de Renato Moura que moldou a maior parte de processo. Ninguém pode negar. Aliás, é impossível, fazê-lo. Poucos acreditaram, mas ele provou que é político audaz e articulador de primeira linha.
O pai do político: Fued Dib
Não seria por menos tanta desenvoltura, apesar do sobrepeso. Renato Moura foi uma das apostas da nova geração do ex-prefeito Fued Dib. “Tenho profunda gratidão ao Fued”, sempre reafirma isso. “Ele me deu a chance de mostrar que seria capaz e confiou em mim. Só tenho a agradecer a esse amigo, ídolo e progressista. Um homem de visão de futuro, que pensa largo e com ele tive essa oportunidade ímpar de aprender muito. Mas estou no meioo do caminho. Fued é uma referência e nele busco a sabedoria de quem transformou Ituiutaba, e ninguém pode negar. Agradou todo mundo, não. Mas transformou a cidade num lugar muito melhor de se viver. Um amante da beleza e da necessidade de que o povo também merece ter o que é belo. Por isso, só agradeço ao Fued”, fala emocionado.
O futuro
Renato Moura é hoje uma liderança, gostem ou não seus desafetos. Sua atuação nas últimas duas eleições provou que está se moldando para vôos mais altos. Porém, Moura está hoje bem mais cauteloso que no passado. As últimas rusgas políticas trouxe muitas lições.
“A gente cresce e aprende todos os dias na vida pública”, afirmou. “Claro, se ficar parado não faz nada e o povo quer que você faça, e o provo precisa que você faça. Tenho minhas convicções e meus objetivos. Estamos construindo um projeto político regional. Faço questão de visitar as outras cidades, conversar com prefeitos e vereadores dos municípios do Triângulo Mineiro. O diálogo é fundamento político. As portas estão abertas e tenho sido bem recebido, inclusive surpreso com a recepção.”
E o futuro?
“Todos os dias, com muita fé e vencendo os obstáculos, estou construindo. Vamos ver onde chegaremos, mas sempre com Ituiutaba na cabeça”, afirmou.