Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 24/11/2022 às 11:29
Hoje prefeita é imbatível para alguns políticos, mas nem todos estão tão certos e se movimentam para construir um adversário
Se as eleições municipais fosse hoje, a atual prefeita Leandra Guedes teria um concorrente? NÂo. A resposta é simples e direta. Nenhum nome desponta para concorrer com ela na sua reeleição ao cargo. Ela reina absoluta, por enquanto, sem nenhuma pressão e dança sozinha no salão da política local, mas com dezenas de expectadores.
Uns que gostam dela e outros que, mesmo não sendo contra, se pudessem e tivessem coragem (e dinheiro) disputariam com ela. O posto de prefeita para Leandra Guges, na atual conjuntura política local, é confortável. Mas, não se iludam, e nem ela tão pouco, há quem não goste dela e o desejo é terminar com esse “reinado” em 2024. Sim, assim como há pessoas que “amam” Leandra, há uma parte da classe política e empresarial que quer vê-la pelas costas ou em casa mesmo, fazendo o que ela fazia antes, assessorando o deputado federal André Janones.
Outro ponto que não se pode ignorar: André Janones. Apesar de possuir um projeto notamente pessoal, onde não deseja carregar ninguém em suas costas (afinal ele por muito tempo foi desprezado pelas principais lideranças políticas locais e por companheiros próximos. Ninguém apostava nele). Dependendo do cenário nacional em 2024 e das condições do governo Lula, André Janones virá como um leão para a campanha de Leandra Guedes. Isso poderá significar insvestimento federal na cidade e sua força quase ensandecida nas redes sociais para massacrer quem se opor a ela.
Mas, Leandra Gudes provavelmente não irá para a disputa eleitoral sozinha. A pergunta hoje, agora, é quem e que grupo vai se formar para colocar sua cara nas urnas eletrônicas nas eleições majoritárias. A atualidade é um vazio de certezas e um vale de possibiliddes.
Porém, contudo, todavia e entretanto, se for para disputar com a atual prefeita e chefe Janones, as possibilidades estão precisando de um força de ânimo. Pode ser o calor insuportável da primavera tijucana, que realmente gera cansaço em pensar agora na disputa pela prefeitura. Talvez seja desânimo em ter que reunir um grupo medianmente forte para conseguir, pelo menos, ser chamado para participar das negociações. Esse hoje é o maior desafio de quempensa em um ser prefeito ou prefeita desta cidade.
Tem gente boa por aí pensando muito nisso.
Leandra Gudes não disputará solo. Precisa fazer mais dois anos de governo dentro do gosto popular. Não cultivar inimigos ferozes e não escorregar em decisões que a coloquem em situação difíceis de se explicar. A tendência são os votos obtidos na primeira eleição caiam, pois não será mais uma desconhecida do público, como ela era em 2020. Tem o desafio de encontrar um novo vice, depois do rompimento om Silvio Vilarinho.
Outros se unirão contra ela. Com uma sede raivosa. Hvaerá riscos? Claro, que sim. Política é como ondas no mar, vai e volta, e sempre a volta é diferente. E para quem acha que é cedo para falar nas eleições de 2024 não entende de político, ou é o clássico: ainda temos tempo.
Enquanto isso, nos bastidores, as conversações correm velozes. Se vai vingar um ou dois adversários, tem que esperar se um adversário vai vingar (no sentido de resistir).