Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

PSF do Novo Tempo II é fechado por causa da Covid-19. Sete funcionários estão com a doença, apenas um testou negativo, e existem outros profissionais da saúde afastados por estarem infectados pelo novo coronavírus. Comércio não fechará por completo

Publicado por Vigilante do Povo em 25/06/2020 às 18:55

 

Por Geiza Ardila

 

A prefeitura de Ituiutaba determinou o fechamento do PSF (Programa Saúde da Família) do Bairro Novo Tempo 2 em função da contaminação 7 dos 8  funcionários da unidade estarem com Covid-19. Eles foram testados e foi positivo, mas estão assintomáticos, ou seja, não apresentam nenhum sintoma. A única funcionária que testou negativo está em casa em quarentena. Ela mora sozinha.

Somente nas últimas 24, Ituiutaba registrou 13 novos casos. Em apenas 3 dias desta semana foram 22 novos casos. A situação começa a se agravar e poderá sair uma decisão do prefeito Fued Dib para o fechamento de alguns tipos de estabelecimentos, como bares, restaurantes e academias. O sistema de delivery poderá continuar. As festas nos bairros em casas que lotam durante o final de semana é outro grande problema. A população não está preocupada com o contágio, mas o número de pessoas contaminadas só aumenta.

Há pessoas na internet espalhando o terror sobre o fechamento do comércio, o que não é verdade. Apenas, foi aconselhado ao prefeito que seja considerados não essenciais os acima citados.

A situação tende a piorar. As pessoas pensam muito pequeno e esquecem que o sistema de saúde de Ituiutaba atende também outras cidades. Santa Vitória decretou desde ontem o fechamento total do comércio e qualquer atividade nos finais de semana, pois está com saturação do sistema de atendimento e muitos casos. Quem andar na rua, por exemplo a pé ou de carro, no final de semana poderá ser multado e se resistir ser preso. Capinópolis também chegou ao limite.

Lembrando sempre que os pacientes graves, aqueles que precisa de respiradores e UTI, essas cidades são encaminhados para Ituiutaba. É uma preocupação macro, afinal não se pode mais contar com Uberlândia, que na data de hoje só tem dois leitos de UTI disponíveis.

PM intensifica fiscalização do uso obrigatório de máscaras em Uberlândia

BRUNA MERLIN

A Polícia Militar (PM) informou, na manhã desta quinta-feira (25), que irá intensificar a fiscalização do uso obrigatório de máscaras em ruas e estabelecimentos de Uberlândia. Além disso, continuará atuando para fechar festas clandestinas e demais condutas de desobediência às normas municipais de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus.

No mês de março, o órgão de segurança chegou a percorrer algumas vias da cidade com o intuito de orientar a população sobre o regime de distanciamento. As viaturas policiais acionavam a sirene e, em seguida, transmitiam o áudio gravado orientando as pessoas a ficarem em casa como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. Assista ao vídeo abaixo.

De acordo com a nota enviada à imprensa nesta manhã, essas rondas serão retomadas para percorrer as vias do município e transmitir novamente as mensagens gravadas com o intuito de conscientizar os moradores. O boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado nesta quarta-feira (24), contabilizou oito mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas na cidade. O município chega a 93 vítimas da enfermidade e o total de 5.827 infectados.