Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 05/03/2021 às 23:10
No fim da manhã desta sexta-feira, 5, o Procon de Ituiutaba notificou a agência bancária do Mercantil do Brasil, situada na esquina da Rua 20 com Avenida 15, no Centro, por desrespeito ao tempo máximo de espera na fila e também pela não distribuição de senha para os atendimentos.
Conforme a diretora do Procon, Camilla Soares, o problema no local alvo da fiscalização é frequente, sendo que outras diligências de fiscalização foram feitas na mesma agência recentemente, sendo essa a primeira autuação. Outro problema encontrado é com relação ao distanciamento social, contudo, nesta data, as pessoas estavam distantes o suficiente, formando uma extensa fila nas imediações, mas prejudicadas pelo longo tempo de espera.
Os fiscais constataram através de entrevista junto aos clientes que o tempo de espera na fila estava superior a duas horas, sendo que mais de 150 pessoas aguardavam por atendimento. Outra falha constatada é de que a direção da empresa não disponibiliza funcionários para a realização de triagem dos clientes e para dar agilidade aos atendimentos. As irregularidades ferem o que dispõe a Lei Municipal 4.646/19, que se encontra em vigência no município.
Os problemas são ainda maiores nos dias de pagamento de salários aos aposentados, com fluxo grande de pessoas no local para o recebimento e a dificuldade para a realização dos atendimentos com a insuficiência de funcionários para apoio aos clientes. Nesses dias as longas filas deixam os idosos em situações precárias, expostos às variações climáticas por horas.
Diante dos fatos foi lavrado auto de infração para o banco, sendo concedido prazo de dez dias para apresentação de defesa administrativa.