Ituiutaba, sábado, 29 de junho de 2024

Presidente da Câmara afirma sobre dengue: a epidemia continua fazendo suas vítimas

Publicado por Vigilante do Povo em 08/04/2021 às 20:35

O presidente da Câmara Municipal de Ituiutaba, Renato Moura, solicitou ao setor de comunicação do legilsativo que intensificasse a campanha contra a dengue e todas demais doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegipti. “Sabemos que a Covid-19 é a prioridade, mas não podemos esquecer que a dengue e doenças provocado pelo mosquito vetor continuam fazendo suas vítimas, numa epidemia que lidamos há anos. É preciso, assim como na questão da Covid-19, mudanças de comportamento e uma campanha forte no sentindo de levar informações e esclarecimento da população”, afirmou Rento Moura.
A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.
O mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya foi identificado em 97,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais. Faça a sua parte: cuide do seu espaço e previna-se! A responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de todos.
A Dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. Ela é transmitida por mosquitos do gênero Aedes e possui como agente etiológico o vírus dengue (DENV), com quatro sorotipos distintos: 1, 2, 3 e 4. Estima-se que 3 bilhões de pessoas estejam sob o risco de contrair a doença.
Dengue
A Dengue é uma doença sazonal que apresenta aumento de casos entre os meses de dezembro e maio, coincidindo com o período de altas temperaturas e aumento das chuvas.
Minas Gerais viveu quatro grandes epidemias: 2010, 2013, 2016 e 2019, sendo as epidemias de 2016 e 2019 responsáveis por 53% dos óbitos confirmados desde 2010.
Febre Chikungunya
A Febre Chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada de fêmeas do mosquito do gênero Aedes. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Em 2016, foram confirmados os primeiros casos autóctones em Minas Gerais. A primeira epidemia foi registrada em 2017, com concentração dos casos na região leste do Estado.
A doença pode apresentar um perfil de infecção crônica nos indivíduos infectados, limitante em muitos casos, causando distanciamento do trabalho e das atividades de rotina do indivíduo acometido, devido principalmente a dores intensas nas articulações. Alguns pacientes podem apresentar casos atípicos e graves da doença, que podem evoluir para óbito com ou sem outras doenças associadas, sendo considerado óbito por Chikungunya.
Febre do vírus Zika
A picada do mosquito é, sem dúvida, a forma mais importante de transmissão do vírus da dengue, no entanto, a forma transfusional e a vertical (da gestante para o feto) são formas secundárias de transmissão, ou seja, que geram casos mais raramente.