Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Prefeitura de Ituiutaba implanta projeto “Educação para o Trânsito, uma Ação Consciente”

Publicado por Vigilante do Povo em 31/05/2021 às 22:35

Ação será duradoura, numa extensão das ações da Campanha Maio Laranja com introdução do tema no ensino prestado nas escolas municipais

A violência no trânsito resulta anualmente no Brasil em milhares de mortes, além de acometer feridos a situações de invalidez temporária ou permanente. O que fica para as vítimas e familiares dessa experiência traumática é a dor da perda de um ente ou as dificuldades enfrentadas nos processos de recuperação e reabilitação, por isso a responsabilidade no trânsito é fundamental e deve partir de todos os usuários.
Sinalização horizontal e vertical, intervenções como passagens elevadas e redutores de velocidade, construção de rotatórias, alterações no sentido de direção de ruas são ações desenvolvidas pela prefeitura, a fim de promover uma maior segurança na mobilidade urbana. Outro caminho para tornar o trânsito mais seguro em nossa cidade é o da conscientização através da Educação. Neste sentido, a Prefeitura de Ituiutaba por meio das Secretarias de Trânsito, de Educação e Fundação Cultural desenvolveu o projeto “Educação para o Trânsito, Uma Ação Consciente”, que em breve será executado nas escolas municipais em forma remota.
Idealizado pelos especialistas, professora Renata Costa e professor José Rafael do CEMAP, coordenado pela Especialista em Educação, Andréia Demétrio, o projeto tem como objetivo incentivar o trabalho contínuo dessa temática nas escolas de educação básica, por meio de atividades pedagógicas coordenadas, as quais visem estimular o debate e a conscientização coletiva para um comportamento seguro e responsável no trânsito, a partir do conhecimento e da apreensão das leis e códigos de trânsito.
O secretário de Trânsito, Reinaldo Barbosa disse que o projeto foi elaborado de acordo com a Resolução do CONTRAN nº 30 de 21/05/1998, a qual dispõe sobre a importância da elaboração de campanhas permanentes de segurança no trânsito a fim de mobilizar, informar, prevenir e alertar a população quanto ao comportamento seguro no trânsito, sendo o intuito desse projeto tornar de fato, a discussão dessa temática um assunto habitual nas escolas, pela perspectiva do eixo transversal da Cidadania, instituída pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. “Em conversa com a prefeita Leandra recebemos o apoio para um projeto de duração continuada e, não apenas somente mais uma campanha de trânsito”, finalizou Reinaldo.
A pedagogia de projetos é uma das metodologias educacionais que se mostra bastante eficiente para o trabalho com temáticas que envolvem o cotidiano dos estudantes. O CEMAP estará sempre disposto a realizar essas parcerias com as demais pastas da prefeitura, para promover o desenvolvimento do município pela Educação. “Será pela educação que nossas crianças e jovens poderão ser informadas e conscientizadas da importância de se comportar de forma segura no trânsito e assim, serem multiplicadoras desse comportamento para avistarmos num futuro breve um comportamento responsável, respeitoso e preventivo no trânsito”, afirmou a secretária de Educação, Joelma Almeida.
A parceria criativa da Fundação Cultural complementa a realização desse projeto, ao trazer o talento dos artistas de nossa cidade para, a partir das artes (teatro, música), alertar a população e estimular um comportamento seguro, responsável e consciente por parte dos usuários do trânsito. “Sem dúvida a arte é uma ferramenta social importante para envolver as famílias, os agentes públicos, o poder público enfim, toda a população a se conscientizar sobre o papel de cada um no trânsito, a fim de que compreendamos que somos atores na vida real e que, para se prevenir acidentes e valorizar a vida é preciso agir no trânsito com empatia e responsabilidade coletiva”, afirmou o professor Gilson dos Santos (Tico), diretor-presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba.