Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 31/03/2021 às 23:03
Enquanto o governo de Minas está afirmando que a macrorregião do Triângulo Norte já possa evoluir para a onda vermelha, dentro do plano Minas Conscientes, os números trazem outra realidade. Ituiutaba tem média de 60 casos novos de Covid-19 por dia e as mortes continua. A cidade não tem UTI e a maioria dos pacientes estão entubados em estado grave, bem como os pacientes nos leitos clínicos também apresentem agravamento do quadro de saúde.
Uma prova bem substancial dessa situação é relatada pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão Carneiro, em ofício emitido hoje ao governador Romeu Zema. Ele afirma: “A despeito da divulgação de – suposta – melhoria dos indicadores da macrorregião do Triângulo Norte, no momento, todos os leitos de UTI COVID-19 de Uberlândia encontram-se ocupados. Mais grave: 123 (cento e vinte e três) pacientes aguardam leitos, dos quais 86 (oitenta e seis) de UTI”.
O que parece existir é uma tentativa descarada de esconder a grave condição na região, que sofre há mais de um mês com a Covid-19, sem muito o que fazer com a saturação do sistema de saúde. Exemplo bem definido pelo prefeito Odelmo Leão, sobre Uberlândia, a segunda maior cidade de Minas Gerais.
Sem esconder a incredulidade diante da decisão do governo do Estado, o prefeito solicitou a transferência de todos os que estão na espera. “Nesse sentido, solicitamos a transferência imediata de todos os 123 (cento e vinte e três) pacientes que aguardam leitos (de enfermaria e UTI) no Município de Uberlândia, de forma a desafogar o sistema de saúde local, uma vez que a progressão do Triângulo Norte para a Onda Vermelha do Programa Minas Consciente leva a crer uma melhoria da evidente superlotação verificada nos hospitais da região. Agradecendo a atenção dispensada, solicitamos resposta imediata à demanda”, afirmou Odelmo.
A triste realidade da Covid-19 não pode ser camuflada. Não tem se esconder as mortes nem as centenas de doentes. E vai piorar.