Ituiutaba, sábado, 28 de setembro de 2024

Mutirão de Limpeza já recolheu mais de 20 toneladas de possíveis criadouros do Aedes aegypti

Publicado por Vigilante do Povo em 25/02/2022 às 1:34

Resultado parcial foi divulgado após ações realizadas em oito bairros de Ituiutaba

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, já recolheu mais de 20 toneladas de materiais no Mutirão de Limpeza após percorrer oito bairros da cidade desde o dia 14 de fevereiro.
Trata-se de uma grande ação adotada para o enfrentamento ao Aedes Aegypti no município e que nesta terça-feira, 22, está concentrada no Bairro Marta Helena.
Confira o resultado parcial
São José: 1740 quilos; Ipiranga: 2.619 quilos; Progresso: 3920 quilos; Drummond: 1580 quilos; Novo Horizonte: 3610 quilos; Alcides Junqueira: 4530 quilos; Gilca Vilela Cancella: 1530 quilos e Independência: 1130 quilos, totalizando 20.200 toneladas.
A ação será mantida até 8 de março, com equipes percorrendo residências em 16 bairros de Ituiutaba, totalizando 720 quarteirões e 19.604 imóveis. Confira a programação para os próximos dias abaixo!

Preocupação

No mês de janeiro, o Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgou o resultado do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa, após estudo feito em 68 bairros da cidade. O trabalho de análise foi feito entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2022 e o resultado do LIRAa foi de 11,6%, considerado de alto risco, com a necessidade de que a população adote medidas que combatam a proliferação do mosquito, principalmente, no interior das residências.
Combate
O combate ao Aedes aegypti segue intensificado e o apoio da população para eliminar criadouros do mosquito é essencial. A aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido popularmente como Fumacê, está sendo feita diariamente nos bairros com maior índice de infestação para eliminar o mosquito instantaneamente, sem risco à saúde humana.
O horário de aplicação do inseticida é selecionado de maneira estratégica, visando maior eficiência. As fêmeas do Aedes buscam alimento geralmente no fim de tarde, devido à mudança de temperatura. Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite a febre Chikungunya, o Zika vírus e a febre amarela.