Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Força-tarefa é realizada no Setor Norte em ação de combate ao Aedes aegypti

Publicado por Vigilante do Povo em 21/03/2022 às 22:56

Trabalho conta com o empenho das equipes do Centro de Controle de Zoonozes para combater a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito

 

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Municipal de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya, iniciou nesta segunda-feira, 21, uma força-tarefa com medidas adotadas para o enfrentamento ao Aedes Aegypti no município.
Nas últimas duas semanas, foram registradas 90 notificações de pacientes com sintomas sugestivos para dengue no município, sendo 17 no Setor Norte. Diante do cenário, a força-tarefa foi montada com mutirão de limpeza, tratamento focal, fumacê em todo o bairro, além de ações de Educação em Saúde nos pontos estratégicos como escolas e unidades de saúde.
Os serviços serão mantidos durante esta segunda, podendo ser estendidos também até esta terça-feira, 22.
Preocupação
O resultado do último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti – LIRAa, após estudo feito em 68 bairros da cidade, foi de 11,6%, considerado de alto risco, com a necessidade de que a população adote medidas que combatam a proliferação do mosquito, principalmente, no interior das residências.

Combate
O combate ao Aedes aegypti segue intensificado e o apoio da população para eliminar criadouros do mosquito é essencial. A aplicação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido popularmente como Fumacê, está sendo feita diariamente nos bairros com maior índice de infestação para eliminar o mosquito instantaneamente, sem risco à saúde humana.
O horário de aplicação do inseticida é selecionado de maneira estratégica, visando maior eficiência. As fêmeas do Aedes buscam alimento geralmente no fim de tarde, devido à mudança de temperatura. Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite a febre Chikungunya, o Zika vírus e a febre amarela.