Ituiutaba, sábado, 29 de junho de 2024

Educação em Saúde contra o Aedes Aegypti: Durante a semana, equipes reforçam visitas em Creches, Escolas, PSFs e empresas de Ituiutaba

Publicado por Vigilante do Povo em 16/03/2023 às 17:51

 

Objetivo é levar conhecimento e métodos de prevenção contra o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

 

 

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a realização da ação educativa de combate ao Aedes aegypti. As equipes do setor de Educação em Saúde, estão passando nos PSFs, empresas, creches, escolas municipais e estaduais com o objetivo de levar conhecimento, orientações e métodos de prevenção nas residências para funcionários, moradores, alunos e professores.
Na semana, as equipes estiveram nas creches Pouso do Amanhecer, creche Maria Florípedes, creche Clorinda Junqueira e na escola municipal Aida Andrade Chaves e escola estadual Cônego Ângelo. Nessas instituições de ensino, foi priorizada atividades pedagógicas, educativas e inclusive apresentações com fantoches para os educadores e principalmente para os alunos obterem o conhecimento necessário do Aedes Aegypti e das doenças transmitidas. No PSF Pirapitinga, foi realizada uma roda de conversa com os moradores atendidos pela unidade de saúde. Nos comércios do centro da cidade, as equipes passaram orientações e medidas para eliminar os criadouros do mosquito.
A ideia é que todos levem o conhecimento adquirido para suas casas, para que tenham em mente a importância dos cuidados nas residências, dentre eles:
Lixeiras sempre tampadas; Quintal sem lixo e entulhos, garrafas e baldes de cabeça para baixo; Reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios; Deixar ralos limpos e com aplicação de tela; Não usar pratinhos que acumulam água para vasos de planta; Pote para água de animais devem limpos com bucha ou escova; Manter limpos os ralos, canaletas e calhas; Realizar manutenção periódica de piscinas e caixas d’água; Colocar Babosas, Bromélias e outras plantas que acumulam água em local coberto; Deixar lonas bem esticadas, evitando formação de poças d’água; Não utilizar garrafas pet com gotejador em plantas que tenham aberturas por onde o mosquito possa entrar para colocar ovos.