Ituiutaba, sábado, 28 de setembro de 2024

Dezembro Verde: campanha alerta sobre crime e consequências do abandono de animais

Publicado por Vigilante do Povo em 06/12/2021 às 7:24

 

Prefeitura de Ituiutaba iniciou campanha Adote um Pet por Amor com animais adultos castrados e garantia de castração dos filhotes após seis meses de idade; objetivo é fomentar adoção consciente

 

Durante todo este mês a campanha Dezembro Verde é realizada para alerta a população sobre as graves consequências do abandono de animais e fomentar a guarda responsável dos bichinhos, geralmente cães e gatos que vagam nas ruas, após serem abandonados por seus tutores.
Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.
Ao presenciar esse fato você deve denunciar registrando através de filmagem, foto ou anotando a placa de veículos e informar rapidamente a polícia. Ligue (34) 3271-7990, 190 ou no Disque Denúncia Unificado – DDU 181.
Abandonos aumentam em dezembro
A escolha deste mês para a campanha está relacionada ao fato de que, neste período do ano, os casos de abandono aumentam de forma expressiva. Algumas famílias deixam seus animais nas ruas, isentando-se da responsabilidade quando vão se ausentar para as viagens de férias e festas de fim de ano.
O abandono causa extremo sofrimento ao animal, que tem dificuldades para encontrar alimento e abrigo em ambientes desconhecidos, ficando desprotegidos da chuva, do frio, da exposição ao tempo e sujeitos a brigas, atropelamentos e maus-tratos.
Adote um Pet por amor
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, em ação paralela à castração que está em andamento via CastraPet Móvel, está realizando a campanha Adote Um Pet por Amor, numa parceria entre o Poder Executivo, a SPAI Vida e protetores independentes dos animais.
Os futuros tutores dos pets adotados por meio da campanha terão a garantia da castração, com o intuito de entregar aos participantes uma adoção consciente. Os animais adultos serão entregues já castrados e os tutores dos filhotes serão cadastrados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Causa Animal, sendo agendados para a realização do procedimento no animal adotado a partir dos seis meses de vida.
Mais informações e adoções pelo telefone (34) 3271-8293