Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 30/06/2023 às 10:56
Presença da deputada federal Ana Paula Leão revela uma fotografia triste e descompensada da direita ituiutabana e dos “deserdados” do poder
A visita da deputada federal Ana Paula Leão (PP-MG) a Ituiutaba ontem, 29, foi um momento interessante neste momento da política local. A fotografia mostra bem os “deserdados” do poder numa tentativa de constituir algo que se possa chamar de grupo político. O que chama atenção, acima de tudo, é a falta total de entendimento entre eles. A fotografia é a representação do que ocorre no cenário local, com a liderança da prefeita Leandra Guedes (Avante-MG) se consolidando cada vez mais, com o apoio do deputado federal André Janones, a maior liderança na atualidade de Ituiutaba.
Observa-se bem a fragmentação quando se analisa os personagens que estão na foto. Há uma tremenda desconexão entre eles. Não combina nem no “branco do olho”. Aliás, alguns são bem antagonistas entre si, mas que estão se suportando por terem um mesmo adversário: André Janones e o governo atual. Estão numa tentativa de viabilizar uma nova liderança capaz de convergir a maioria dos “degredados filhos do poder”.
A tarefa é um desafio para a direita ituiutabana, que é fatiada em vários segmentos. Nem todos que estão “deserdados” do poder, pelo fato de terem sido alijados pela derrota nas últimas eleições municipais ou por incompatibilidade com o governo atual, combinam e já se alfinetaram publicamente. Renato Moura já chamou o vice-prefeito de Ituiutaba, Silvio Vilarinho, de “estepe”. Juninho da Jr é um peso para carregar, pela fato de ser apontado em inquérito da Polícia Federal ligado ao crime organizado. As duas vereadoras tijucanas estão ali também, pois não se encaixaram na situação, mas não são oposição declarada.
A agenda da deputada federal, esposa do atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, também confirma o público de direita que ela representa. Ou seja, elitista, bolsonarista e sem pautas populares. Realmente, um contraponto do que Ituiutaba apresenta no poder no momento: mais à esquerda, com programas populares e de apoio ao presidente Lula.
O encontro também serviu para tirar alguns ratos do porão e apresentar quem é quem no processo político local.
A fotografia é o registro da falta de amálgama entre os presentes. Um verdadeiro monstro de Frakenstein, só que totalmente desorientado por causa de um cérebro atacado por Covid-19.