Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Covid-19: 74 mortes são registradas em Minas Gerais em 24h; são 9,6 mil óbitos

Publicado por Vigilante do Povo em 18/11/2020 às 13:15

Por LARA ALVES | SIGA-NOS NO TWITTER @OTEMPO

18/11/20 – 12h03

O balanço epidemiológico do coronavírus feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) trouxe um aumento relevante no número de mortes pela Covid-19, se comparado com os índices de óbitos detectados em dias anteriores. O relatório desta manhã de quarta-feira (18) indica que 74 mortes ocorridas em função de complicações provocadas pelo novo coronavírus entraram para a lista de terça-feira (17) para cá, uma média superior a três óbitos a cada hora – é o maior número desde sábado (14), quando o órgão registrou 99 óbitos recentes, isto após um represamento de dados em decorrências de falha técnica no sistema do Ministério da Saúde.

Mortes que passaram a figurar no relatório nesta quarta-feira aconteceram em sua maioria entre os dias 14 e 16 de novembro. Entretanto, entre os óbitos listados há um que ocorreu em abril – ou seja, foram necessários mais de sete meses para que a causa da morte fosse contemplada –, e também outros registrados nos meses de junho, agosto, setembro e outubro. Com o aumento, constatou-se que o número total de mortes provocadas pela doença em Minas Gerais está em 9.605, isto em cerca de oito meses de pandemia. Estes óbitos ocorreram em 665 municípios, e a taxa de letalidade da infecção no estado está em torno de 2,5%.

Até então, a pandemia se alastrou para, praticamente, a totalidade de cidades mineiras. Apenas um município, que é Cedro do Abaeté na região da Zona da Mata, ainda não registrou sequer um morador infectado ou morto com a Covid-19. Belo Horizonte, em contrapartida, concentra um número expressivo de casos e tornou-se a cidade com maior quantidade de mortos e doentes com o novo coronavírus em Minas Gerais. A capital mineira aproxima-se a cada dia da marca de 50 mil diagnósticos positivos. Hoje, são 49.912 residentes em BH que descobriram-se com a Covid-19, sendo que o número de mortes pela infecção está em 1.582 na cidade.

Boletim da SES-MG também detalha que são mais de 387 mil casos confirmados de Covid-19 no estado – são exatos 387.751. Entre eles, há aproximados 20.600 que permanecem sob acompanhamento, enquanto os restantes são dados como recuperados – trata-se daqueles em que o paciente já recebeu alta hospitalar ou já cumpriu o isolamento domiciliar de dez dias, estando assintomático há mais de 72 horas. Apenas entre terça-feira e esta quarta, 2.324 novos casos foram confirmados pela Secretaria, o que representa uma média superior a 96 diagnósticos recentes por hora.