Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 06/05/2020 às 8:49
Hoje é o último dia para que os eleitores de todo o Brasil façam a regularização do seu título de eleitor. Além de ser muito importante para poder votar nas próximas eleições municipais, é bom lembrar que o cancelamento do título por quaisquer motivos também interfere no CPF e quem está em busca do auxílio emergencial precisa ficar atento.
Isso ninguém explica, principalmente para a população mais pobre, mas parece que no Brasil o atual governo vive no lema “quanto pior, melhor”. Aí seguem a humilhação de uma população que parece que estar a mendigar o que simplesmente é o retorno dos impostos que todos pagam. Essa inversão de valores no Brasil é trágica e nem o mais honesto dos faz questão de tocar no assunto e derrubar o paradigma.
Afinal, de um modo ou de outro, todos querem segurar o povo nessa mentira que estão sendo ajudados. Aqui não existe a ajuda. O Estado tem obrigação de resguardar pela vida das pessoas, bem como seus direitos e, não apenas, suas obrigações. Portanto, como ninguém ainda orientou você, cidadão, procure saber como está a sua situação como eleitor e regularize.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo:
Por causa da epidemia da covid-19, os serviços estão sendo feitos no portal de atendimento remoto criado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Atendimentos presenciais estão suspensos em todo o país, com exceção dos estados de Pernambuco e Pará, que atendem casos emergenciais. No portal, é possível fazer a consulta de débitos eleitorais, emitir o boleto de multa de R$ 3,50 e checar informações para sobre sua zona eleitoral, seu título de eleitor e local de votação.
Como tirar a primeira via ou transferir o endereço O alistamento (primeira via do título) e mudanças de endereço também devem ser feitos online. Para o primeiro registro é preciso digitalizar os seguintes documentos: Documento oficial de identidade com foto (frente e verso)
Comprovante de residência
Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito)
Comprovante de quitação do serviço militar, para o sexo masculino (exigência a partir de 30 de junho do ano em que tiver completado 18 anos e até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos)
Selfie com o documento oficial de identificação ao lado do rosto Depois, o eleitor deve entrar na página do TRE o TRE pede um telefone para entrar em contato.
Depois, o eleitor deve entrar na página do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do seu estado e fazer o requerimento. Já a transferência de endereço deve ser feita no portal do TRE do estado do seu novo endereço. É preciso digitalizar um documento oficial de identidade com foto e um comprovante de endereço com no mínimo três meses. Em caso de qualquer problema com a documentação, o TRE pede um telefone para entrar em contato.
Irregulares perdem acesso a serviços do governo
Problemas com a regularidade eleitoral não acarreta apenas a não participação das eleições. O título é um documento que precisa estar regular e pode levar a alguns impedimentos: Obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito governamental Inscrição em concursos públicos Posse em cargos públicos Renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo Prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar, Imposto de Renda, entre outros.