Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Comitê de Enfrentamento deve apresentar nessa sexta-feira medidas mais restritivas sobre o combate à Covid-19

Publicado por Vigilante do Povo em 14/01/2021 às 22:38

Primeira reunião da nova formação do Comitê, composta por representantes de entidades sociais e privadas, ocorreu na sede da ACII

A prefeita de Ituiutaba instituiu a reestruturação do Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, formado por representantes de entidades sociais e privadas. A primeira reunião ocorre na noite de quinta-feira, 14, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba – ACII, onde os membros trataram sobre o atual cenário, devido o aumento do número de casos da doença e de pacientes hospitalizados.

Na pauta da reunião também está uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, que orienta o Poder Executivo pela adoção de algumas medidas diante do avanço da Pandemia. Nessa sexta-feira, medidas mais restritivas devem ser anunciadas, em recomendação do comitê. O município adota, atualmente, as regras da onda verde do plano Minas Consciente. A manutenção desta condição, em formato menos restritivo, somente será possível com a colaboração da população por meio de ações que diminuam as possibilidades de contágio pela Covid-19. Não há, neste momento, expectativa para reposicionamento do município em formato mais restritivo com relação a setores do comércio.

Entre as recomendações do MPMG está o indeferimento, suspensão, cassação e o cancelamento de alvarás para eventos e atividades públicas diversas, que reúnam grande número de pessoas. O órgão também recomenda a intensificação das ações de inspeção, fiscalização e interdição cautelar de estabelecimentos sujeitos a controles sanitários. O texto também recomenda a suspensão de eventos clandestinos, entre outros. O Ministério Público sugere ainda, caso necessário, o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG para a garantia das medidas sanitárias de competências das autoridades municipais.

Estão presentes no encontro, além de membros do Poder Executivo, representantes das seguintes entidades: PROCON, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Gerência Regional de Saúde, Hospital São José, Hospital São Joaquim, Hospital Nossa Senhora d’Abadia, Conselho dos Pastores, Diocese de Ituiutaba, UEMG, UFU, FACMAIS, Sindcomércio, ACII, OAB e Conselho Estadual de Saúde.