Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Cidade fica praticamente deserta depois da divulgação dos dados sobre coronavírus e a possibilidade do crescimento exponencial da pandemia

Publicado por Vigilante do Povo em 17/03/2020 às 16:02

 

 

Depois da entrevista, aliás muito esclarecedora, do diretor clínico do Pronto Socorro de Ituiutaba, o médico William Palis, a população ficou realmente assustada com o efeito dominó do coronavírus. A doença é um perigo por causa de seu contágio rápido e crescimento exponencial.

Explicando, o  crescimento exponencial ocorre quando a taxa de crescimento da doença provocada pelo vírus é sempre proporcional ao tamanho atual. Isso implica que para qualquer quantidade crescendo exponencialmente, quanto maior a quantidade existente, mais rápido crescerá. É o caso do coronavírus. Por isso, o apelo de Palis para que houvesse menos circulação de pessoas pelas ruas, somente saindo por extrema necessidade e tomando os devidos cuidados de higiene.

A maior preocupação do agente sanitário é com a população mais idosa e com as crianças. Além da população de risco, como pessoas com problemas de saúde grave, doenças crônicas respiratórias, diabetes e cardiopatas. Mas, essas divisões não significa que os mais jovens não podem ser acometidos pela doença e virem a ôbito.

O coronavírus é um vírus novo e a Ciência tem pouco conhecimento sobre seus efeitos e real letalidade. A cada região afetada, seu comportamento é alterado. Todos os eventos da prefeitura foram suspensos. E pede-se que evitem aglomerações em bares e restaurantes.