Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Câmara de Vereadores de Ituiutaba sofrerá grande renovação

Publicado por Vigilante do Povo em 24/01/2020 às 8:48

A Câmara Municipal de Vereadores de Ituiutaba vai enfrentar uma renovação política como nunca antes vista. Não precisa de bola de cristal para prever essa mudança. Boa parte dos atuais membros da Casa não serão candidatos. Sim, estão saindo da disputa e vão deixar um vácuo de relevante de votos.

De acordo com o apurado (o que não se pode tomar como não alterável) 8 dos atuais não concorrerão à reeleição. E como não ocorria há muito tempo na história política da cidade, três pelo menos serão em função de serem pré-candidatos a prefeito.

A mudança na lei, que acabou com a possibilidade de coligação nas eleições proporcionais, fez muita gente repensar. Os cálculos mostram, na melhor das hipóteses, é que serão necessários quase 3.500 votos para que a legenda de um partido faça um vereador, sendo eleito no caso o mais votado do partido.

Isso tem complicado muito as negociações e pode ser um dos motivos da dificuldade do recrutamento de novos candidatos. Até quem já se ensaboou nas eleições de 2016 para vereador e perdeu está pensando duas vezes antes de dizer sim qualquer convite.

A questão é mesmo assim os movimentos para composição de chapas estão em pleno vapor. Quem pode oferecer boas condições ao pretenso candidato, claro, sempre tem maiores chances de obter um resultado positivo ao final.

O jeito é acompanhar o movimento e quanto mais perto da data limite do registro, 30 de março, mais nervoso fica o incerto cenário político eleitoral de 2020.