Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 11/01/2021 às 23:42
Hoje, a secretária de Saúde, Sandra Barbosa, decidiu dividir com a imprensa e a comunidade sua preocupação com o aumento exponencial dos casos de contaminação por Covid-19. A ocupação nos leitos de UTIs chegou ao limite e não há como atender mais ninguém que necessite no Hospital São José, o único que atende pelo SUS na cidade e região. Mas a prefeitura ainda conta com a cessão de leitos no Hospital São Joaquim e não foi informado se há algum entendimento com o Hospital Nossa Senhora da Abadia.
A secretária disse que enviava a mensagem de WhatsApp para dividir com colegas de governo, e depois com a imprensa e a população, sobre a situação da cidade com relação ao contágio e doentes com Covid-19. “Passando para dividir com todos vocês informações sobre o cenário atual do COVID em Ituiutaba”, disse ela, para em seguida confirmar: “Estamos com todas as UTIs COVID do Hospital São José ocupadas, e com 12 pacientes internados na enfermaria. Cinco, dos doze pacientes, estão evoluindo muito mal com indicação de UTI. Estamos ocupando dois leitos de UTI do São Joaquim e encaminhando mais dois nesse exato momento. Gostaria de pedir para todos divulgar amplamente essas informações.”
O relato da secretária Sandra Barbosa apenas reflete o comportamento totalmente reprovável de grande parte da população local que não segue as regras do distanciamento e isolamento social. As festas na cidade nunca pararam de ocorrer e não é fácil denunciar. As aglomerações em restaurantes, bares, lotéricas, bancos e lojas são verdadeiras passagens para a entrada fácil do vírus para contagiar muitas pessoas ao mesmo tempo. Isso pode trazer um descontrole completo do sistema de saúde e em morte. Lembrando que outras doenças, endêmicas principalmente, continuam ocorrendo. Os acidentes e outros traumas em função da ingestão de álcool nessas festas e bares são muito comuns. Todos vão parar no mesmo local, no SUS.
“Estamos realizando diversas ações, mas as aglomerações e o desrespeito por parte da população em não cumprir as normas e regras de distanciamento social estão colocando todos em risco de contaminação”, alertou a secretária. E a ela não está exagerando nas afirmações. Sem contar que ainda não chegaram os números de contaminados depois das festas de finais de ano.
Sandra Barbosa é sensata e ponderada, mas não esconde que sem colaboração de todos, medidas mais severas podem ser tomadas para conter e contaminação em massa. “Precisamos manter a economia da cidade viva, mas precisamos proteger nossa família e as famílias tijucanas”, afirmou. “Se os casos e a ocupação dos leitos não diminuírem teremos que tomar medidas mais rigorosas.”
Ao final da mensagem, Sandra Barbosa faz um apelo: “Vamos divulgar sobre a necessidade e a responsabilidade de todos no cumprimento de medidas de prevenção à Cocid-19. Obrigada!”.