Ituiutaba, sábado, 28 de setembro de 2024

O cansaço que desalenta e deixa os cabelos ralos e brancos

Publicado por Vigilante do Povo em 22/01/2020 às 8:00

Há certo ar de desconforto no vereador e pré-candidato a prefeito Juninho da JR. Nitidamente, o grupo político que envolvia o vereador foi aos poucos derretendo e ele agora está se esforço com a velha retórica de “a culpa é do prefeito”.  E do Lula, dos comunistas e do PT (risos). Afinal, nesse país, não diferente em nossa amada Ituiutaba, querem sempre encontrar o problema, mas poucos ou ninguém surge com a solução.

É perceptível aos olhos o incômodo do vereador durante as reuniões. Já é um disco antigo, arranhado e furado, desses de vinil (a tia aqui explica para vocês depois o que era um disco em vinil) em que a agulha de diamante do 3 em 1, sonho de toda família pobre, cai no furinho quase invisível e fica se repetindo.

Ao bem da verdade, Juninho da Jr conseguiu seu espaço com esse discurso de combate à corrupção ao governo Fued Dib. Mas, faz muito mal feito. Denunciei o prefeito e seu governo e, mesmo a Câmara várias vezes, e obtive resultado em alguns casos, como cargos em comissão da saúde a serviço em outras secretarias e nepotismo. Todos solucionados. Outras denúncias não vingaram. O MP não tem crido muito em mim, ou acha que meus argumentos não andam tão fortes e contundentes. Mas, no caso da Expopec 2018 eu ainda não engoli a resposta do MP. Mas, não vou lamentar. Tocar o barco.

O pré-candidato a prefeito vive da propaganda que a situação faz dele (da minha (risos). Senão fosse isso estaria no ostracismo do meio político local. O colossal adeus do deputado federal André Janones, que está envolvido em um projeto muito maior, que aqui está organizando o avante para as próximas eleições, aí a depressão chegou ao vereador. Mas o que ele esperava?

Da foto da diplomação para a foto de hoje, vemos um homem envelhecido e marcado por preocupações. Ele continua do mesmo jeito. Chega com o seu ônibus ainda não legalizado, com licença ou não para fechar uma rua, e fala para o povo do seu dever de fiscalizar e apontar os erros. Agora, e acho que tenho culpa nisso, começou a dizer que também legisla. Só não vimos nenhum projeto do vereador. Construiu sua casa nesse monte de areia. E os ventos da campanha eleitoral, que se apresentam vorazes e impetuosos, podem derrubar da noite para o dia.

Envolvido em denúncias e ligado até os poucos cabelos brancos que restam, a um ex-assessor investigado por vários suspeitas de crimes, como falsificação de documentos e falsidade ideológica,  Juninho já demonstra cansaço. Natural.

Seu discurso na Câmara sai embolado e se atacado pelos adversários simplesmente se perde, parte para ofensa gratuita e demonstra que está totalmente despreparado para ser prefeito e até mesmo para ser vereador,

A prefeitura de Ituiutaba é um problema estrutural e com situações administrativas pontuais que precisam de uma pessoa que não se desespera quando sentar na cadeira de prefeito. É, meus queridos Vigilantes, é quando estamos dentro é que percebemos o quanto não sabíamos de nada. A estrutura é maior que qualquer pessoa.

Aí precisa da habilidade, capacidade mínima de técnica em administração pública e se cercar de pessoas políticas capazes de resolver problemas simples. É necessário gente de confiança.

Quando olho no entorno de Jr, tenho medo de seus conselheiros. Seus últimos vídeos são de ataque e raiva. Pede, aponta, diz que tem dinheiro, diz que vão meter a mão no dinheiro, diz não confiar no governo (e quer ser parte desse governo), cobra, fala, fala, fala e fala mal. Mas, o resultado?

O vereador parece que não anda dormindo direito. Não consegue fazer uma reivindicação consistente, mesmo que o caminho seja o correto. Alguma coisa o atormenta. O isolamento na Câmara ou estagnação do discurso. Acabou a novidade. O mundo dele parece a jogador de cartas que não consegue sair da mesa, mesmo quando está perdendo todo seu dinheiro. Foi picado pela “mosca-azul”. Pode até levar, mas chegará com os bolsos vazios

Ituiutabanos, orai e vigiai, pois o bicho papão eleitoral saiu para pegar candidatos sem preparação nem conteúdo.