Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 13/07/2020 às 21:53
Por Geiza Ardila
Segundo o médico Ricardo Duarte, que faz parte da equipe de epidemiologia da prefeitura de Ituiutaba, a maioria dos infectados pelo novo coronavírus contraíram a doença em função de dessas pessoas terem contato com pessoas ou familiares que estavam em regiões como Uberlândia, Rio de Janeiro e São Paulo.
“A maior parte dos casos que que cuidamos veio de viajantes, do vírus ‘importado’ e depois ocorrem as transmissões comunitárias. Ocorrem quando fazem uma festinha para receber uma pessoa ou familiar que não vê há algum tempo ou em reuniões em casa com amigos, geralmente pessoas que viajam muito para áreas onde o índice da doença é alto”, afirmou o médico em transmissão ao vivo pela assessoria de imprensa da prefeitura.
OláO médico Ricardo Duarte é um profissional experiente e possui muito conhecimento na área de epidemias. Ele foi um dos que mais se empenhou no programa de combate à Aids, que continua sendo uma epidemia, porém com um sistema de controle e tratamento que passou a ser modelo no mundo inteiro.
Ele acredita na eficiência nos protocolos que até o momento estão sendo seguidos pela Secretaria Municipal de Saúde. “Foi criado um sistema de triagem onde há um contato por telefone n o caso de suspeita. A pessoa é entrevistada e depois disso os casos considerados mais sérios recebem uma visita de uma equipe médica, onde a pessoa recebe as orientações e entra em isolamento. Esse trabalho de atendimento domiciliar está dando resultados positivos, pois o número de óbitos é muito baixo”, afirmou Ricardo Duarte.
” O fato de estarmos chegando rapidamente às pessoas doentes tem feito a diferença enorme na evolução dos casos”.
O médico recomenda que é muito importante evitar o contágio. Que é preciso isolamento e distanciamento social. Afirmou que os doentes isolados em casa respeitam bem as regras e o tratamento. Duarte ainda afirma que é importante a higiene pessoal, mais de um banho por dia, evitar visitar e fazer visitas, nem pensar em fazer ou participar de festas, em casa ou em qualquer outro lugar. E afirmou que muitos ainda serão contaminados, por isso a colaboração da população em respeitar as medidas de isolamento e distanciamento social é primordial para que a situação continue em nível controlado. Disse ainda que o tratamento domiciliar se mostra razoável, pois a pessoa evita ambientes onde existem outras infecções, no caso os hospitais.
Ele disse que a prefeitura fez o dever de casa e contratou leitos de UTI e respiradores nos três hospitais da cidade. “Apesar de não haver tratamento para a Covid-19, a atenção com a alimentação e, principalmente, na hidratação e cuidados gerais dos pacientes em casa tem feito com que os doentes evoluam bem e se recuperem”, afirmou.
Reformou o uso de máscaras e da higiene pessoal.