Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 18/06/2020 às 6:03
O secretário de Saúde Isaias Tadeu Alves de Macedo confirmou nesta quarta-feira (17) a chegada de mil testes rápidos adquiridos pela Prefeitura de Ituiutaba para a testagem de servidores da saúde, envolvidos diretamente no trabalho de combate e enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
Posteriormente será feito uma pesquisa de amostragem, com a realização de testes em pessoas dos diversos bairros da cidade. Cada teste saiu ao custo de R$ 100,00 e no total foram investidos nesta ação o equivalente a R$ 100 mil dos recursos destinados para essa finalidade.
As primeiras pessoas que serão submetidas ao teste fazem parte do grupo de servidores da saúde, que lidam com o enfrentamento da pandemia. Em seguida, utilizando o método e estudos de estatísticas realizados por uma equipe da Universidade Federal de Uberlândia – UFU Campus Ituiutaba, a testagem estenderá para a população, com a finalidade de uma avaliação do controle epidemiológico. Este trabalho terá acompanhamento do Ministério Público Estadual – MPE.
De acordo com o secretário Isaias Tadeu, a partir da próxima semana, iniciam as primeiras amostras do teste rápido. Pela avaliação da equipe da UFU, com a testagem de um grupo de 278 pessoas na cidade, será possível obter panorama sobre o tamanho ou alcance da pandemia no presente momento em Ituiutaba. Descontados a margem de erro de 5% para mais ou para menos, a confiança da exatidão com os testes pode chegar a 90%.
“A partir dos testes rápidos, teremos uma visão melhor do quadro geral da pandemia na cidade. Outra ação que será realizada nos próximos dias, resultado de uma parceria entre a SAE e a equipe da UFU, será a coleta de amostras de resíduos na rede de esgoto para medir a presença e possibilidade de contaminação por este vírus neste ambiente”, disse o secretário Isaias.
Fonte: Ascom