Ituiutaba, segunda-feira, 31 de março de 2025
Publicado por Vigilante do Povo em 31/03/2025 às 14:53
Informe também traz dados sobre chikungunya e zika
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as ações de prevenção e diagnóstico precoce da dengue, chikungunya e zika. O município já registrou 1084 notificações de dengue entre 1º de janeiro e 28 de março de 2025, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET/SINAN ONLINE).
272 casos de dengue foram confirmados, 621 descartados e 191 ainda estão em investigação. Além disso, um óbito foi confirmado após exame encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para confirmação.
A chikungunya teve 21 notificações no período, com 4 casos confirmados, 7 descartados e 7 em investigação. Já o zika vírus registrou 2 notificações, ambas descartadas.
Todas as unidades de saúde da cidade estão equipadas para atender pacientes com sintomas de arboviroses. Os PSFs oferecem testes rápidos de dengue para quem apresentar sintomas entre o primeiro e o quinto dia da doença, além de salas de hidratação e hemogramas para agilizar o diagnóstico.
Exames para chikungunya e zika também são coletados e enviados à FUNED, com entrega do resultado na residência do paciente.
A Secretaria de Saúde alerta as gestantes sobre a importância da testagem para o zika vírus. Caso apresentem sintomas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame.
A Prefeitura de Ituiutaba reforça o pedido para que a população procure atendimento médico ao perceber sintomas como febre, dores musculares, manchas vermelhas na pele e outros sinais característicos das doenças.