Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Ituiutabano enfrenta um dia de calor intenso e os especialistas afirmam que onda de calor em Minas Gerais pode ter semana mais quente em mais de um século

Publicado por Vigilante do Povo em 13/11/2023 às 7:30

 

… Ainda não é oapocalipse, mas estamos na beira da boca de um vulcão. As altas temperaturas não tem data certa de darem uma trégua. Então, sigam as instruções. Nada de exercícios físicos intensos ( mesmo no ar condicionado), bebam muita água e cuidado especial com crianças, idosos e animais

 

Foi um domingo inacreditável pela temperatura alta e o que provocou em Ituiutaba “onda” de mal-estar em função do calor mais que intenso. Muitas pessoas tiveram inicio de desidratação, com procura dos serviços médicos. E o clima quente caiu sobre todos, não escolheu idade, tamanho ou sexo, se lixando para binários e não-binários. O certo que o domingo foi tenso e muito, muito quente. As temperaturas subiram rapidamente e ultrpassaram 40 graus facilmente. No final da tarde, quando a Terra aqui desse lado do mundo começa a esfriar, a situação piorou. Até os animais domésticos enfretaram dificuldades.

Exemplo, aqui em casa foi banho nos cães à noite. A água que saía dos canos da SAE estavam quentes e assim permancem até esta manhã, quando comecei a escrever este texto. À ferve literalmente. A previsão para este 13 de novembro de 2023 não é a melhor. Chega a ser desesperador.

Segundo o Inmet, a temperatura permanece assim, alta, ou seja, acima de 40 graus celcius até quarta-feira. Sério? SIM! A tal mudança climática que ninguém deu bola há 40 anos com o movimentos dos chamados “verdes” deixou de ser profecia de hoppie e maconheiro. Está toc toc na porta de casa.

O jornal Estado de Minas traz uma imagem mais tensa. Segundo a reportagem de ontem, de Alline Gouveia, que é do Correio Braziliense, a tal onda de calor vai além de quarta-feira. Segundo apurou a jornalista de Brasilia, esse “sofrimento” poderá se estender até a metade da próxima semana. Segundo Gouveia, os dados apurados por ela apresentam a possibilidade de recordes de temperaturas no país. “Isso porque algumas cidades brasileiras podem registrar máxima superior a 40ºC. Em alguns pontos das regiões Centro-Oeste e Sudeste, há a possibilidade dos termômetros registrarem calor acima de 45 ºC”, escreveu a jornalista.

E para satisfação geral de todos que não caíram na realidade do que se vive hoje e no futuro, as informações do jornal Correio Braziliense é que Minas Gerais, possivelmente, terá a semana mais quente em mais de um século. “Em pontos do estado, como no Noroeste, os termômetros podem marcar 43ºC a 45ºC, e isoladamente até mais”, diz a Metsul, empresa que foi consultada.
Nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás os termômetros também variam entre 40ºC a 46ºC.

Quem não acreditava que o inferno é “fogo” e que “arder” eram apenas metáforas, sintam-se à vontade de pegar o terço, ou a Bíblia Sagrada, e começa a rezar. Afinal, ainda não existe nenhuma maldita inteligência artificial que faz chover ou que controle o clima.