Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Profissionais de saúde são alvo de ataques em redes sociais

Publicado por Vigilante do Povo em 19/04/2020 às 13:34

 

 

Além da preocupação de zelar pela saúde da população, alguns profissionais estão tendo que lidar também com a intolerância e a difamação, em postagens nas redes sociais, feitas por pessoas que tentam desacreditar o trabalho desenvolvido em Ituiutaba no enfrentamento ao novo coronavírus.

Na manhã desta quinta-feira (16) a médica e a coordenadora do PSF Setor Norte se viram obrigadas a registrar um Boletim de Ocorrência para resguardarem suas integridades física e moral, de postagens agressivas feitas no Facebook.

Segundo a médica Camilla Souza, tudo começou quando uma pessoa a procurou na última terça-feira (14), informando que estava com os sintomas da Covid-19. “Ela me disse que estava com coriza, dor de garganta e dor no corpo. Disse ainda que seu marido apresentava os mesmos sintomas e que seu filho, já apresentava o mesmo quadro clínico há cinco dias. Finalmente, ela disse que o filho manteve contato próximo com o único paciente que testou positivo para coronavírus em Ituiutaba até o momento”, relatou a médica.

Seguindo o que preconiza as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, a médica determinou o imediato isolamento dos três (pai, mãe e filho), comunicou o fato por escrito ao Departamento de Epidemiologia e solicitou que o médico responsável pelo acompanhamento dos casos suspeitos, providenciasse a coleta de material por Swab, para a realização dos exames.

Inconformado com os procedimentos de isolamento adotados, o “filho” iniciou uma campanha difamatória nas redes sociais, acusando as responsáveis pelo PSF Setor Norte, bem como todo o serviço de saúde do Município, de negligência, divulgação de informações falsas e do não cumprimento da função que exercem. As postagens resultaram em comentários difamatórios, agressivos e de intimidação, levando as profissionais a tomarem as medidas judiciais cabíveis.

“Negligência seria se não tivéssemos tomado todas as precauções de isolamento social e coleta de material para a realização dos exames, uma vez que uma destas pessoas teve contato próximo de alguém que testou positivamente para a Covid-19 e hoje todos os membros da família apresentam os mesmos sintomas da doença”, concluiu a enfermeira e coordenadora do PSF Setor Norte, Vanessa Alves.

Na tarde desta quinta-feira, o secretário municipal de Saúde, Isaias Tabeu, repudiou os ataques desferidos às profissionais responsáveis pelo PSF Setor Norte. “É inadmissível que ataques como este aconteçam, vindo de pessoas que não têm responsabilidade ou compromisso com este momento difícil que estamos passando. Fica muito claro que o Município está trabalhando com o máximo de transparência e clareza e não aceitamos ou aceitaremos este tipo de procedimento”, disse ele.

 

Fonte: Ascom