Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Agentes do CCZ recebem nova capacitação para lidar com animais venenosos e peçonhentos

Publicado por Vigilante do Povo em 09/06/2022 às 22:29

Ação foi realizada por meio de parceria com o Senar Minas

Deparar-se com cobras, escorpiões, lacraias ou aranhas é um fato comum para os agentes do Centro de Controle de Zoonozes. Lidar com esses animais exige conhecimento e técnica, por isso, a Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Senar Minas, realizou novo curso de capacitação voltado a 24 profissionais do departamento, divididos em duas turmas com aulas ministradas na sede do Sindicato Rural.
Esses animais produzem uma substância tóxica (veneno) e são capazes de inocular esta substância por meio de seus dentes, presas e ferrões. O veneno que produzem tem a finalidade de capturar suas presas, a fim de se alimentarem delas, mas serve também para se defenderem de seus predadores naturais. Apesar de mais comuns em ambientes rurais, a expansão urbana desordenada alterou muitos ambientes naturais e não é raro ocorrerem incidentes envolvendo esses animais também em regiões urbanas.
O curso forneceu informações preciosas aos agentes, que podem salvar vidas. O conteúdo apresenta, por exemplo, o comportamento de cada um desses bichos, seus níveis de agressividade, se têm hábitos diurnos ou noturnos, e como agir ao se deparar com um desses animais, bem como as providências imediatas no caso de um ataque.
Animais peçonhentos, quando saem de seus esconderijos, estão quase sempre à procura de alimento. No caso das cobras, seu principal alimento são os ratos. Escorpiões e aranhas têm um leque maior de alvos para seu sustento, como baratas e grilos. Impedir sua proliferação também ajuda a afastar os animais venenosos que são seus predadores. É preciso ficar atento também em épocas de maior calor ou de chuva. Em dias quentes eles ficam mais ativos, e quando chove saem de suas tocas para evitar a água que entra nelas.