Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Vacinação contra Gripe e Sarampo segue nas dez Salas de Vacinas

Publicado por Vigilante do Povo em 10/05/2022 às 20:41

Trabalho de imunização ocorre das 8h às 16h30; confira quem pode ser vacinar

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) e o Sarampo. A ação ocorre nas dez Salas de Vacinas do município, das 8h às 16h30.

Grupos

Para o Sarampo, o público-alvo é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e os trabalhadores de saúde, de forma indiscriminada.

Já para a Gripe (Influenza), o público-alvo é formado por idosos, acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, Gestantes, Puérperas, Professores, Comorbidades, Pessoas com Deficiência Permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbanos e de longo curso, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Confira os locais:

Unidade Mista de Saúde I – Avenida 43, Bairro Elandia

Centro de Saúde Tancredo M. Andrade – Avenida Presidente Roosevelt, n° 1255, Bairro Maria Vilela

PSF Platina – Rua Cônego Ângelo Tardio Bruno, n° 217, Bairro Platina

UBS Doutor Olímpio – Rua Álvares Maciel, nº149, esquina com Rua Suíça, Bairro Brasil

PSF Sol Nascente – Rua Diva Andrade Paranaíba, n° 344, Bairro Sol Nascente

PSF Novo Tempo – Avenida Minas Gerais, n° 4977, Bairro Novo Tempo II

PSF Pirapitinga – Rua Uberlândia, n° 543, Bairro Pirapitinga

PSF Camargo – Rua Maria Conceição G. Furtado, n° 726, Bairro Camargo

PSF Natal – Avenida 39, n° 1006, Bairro Natal

Secretaria Municipal de Saúde – Avenida 7, n° 1039, Centro

Sarampo

Trata-se de uma doença infecciosa, aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente, em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

É uma doença erradicada que, desde 2018, voltou a acontecer casos e é preciso melhorar as coberturas para que tenha uma população imunizada e possa ter, novamente, a erradicação da doença na Paraíba e no país.

Gripe

A Gripe (Influenza), é uma vacina que os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde devem tomar anualmente. É preciso ter, no mínimo, 90 % da cobertura vacinal em cada grupo, evitando assim o surgimento de casos. Mesmo quem se vacinou, no ano passado, deve se vacinar novamente este ano, pois, a cada ano, as cepas são renovadas.