Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 17/03/2022 às 18:41
Ação que atendeu quase 50 pessoas foi realizada pela Prefeitura de Ituiutaba em parceria com a Boehringer Ingelheim e o Projeto Abraçar
A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a empresa de fármacos Boehringer Ingelheim e o Projeto Abraçar, realizou nesta quarta-feira, 16, na Unidade Mista de Saúde I, um mutirão de exames que zerou a fila de pacientes que aguardavam pelos exames de espirometria, importante para avaliar, diagnosticar e tratar doenças respiratórias.
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC pode causar graves complicações por ser uma doença progressiva e séria, pois limita o fluxo de ar nos pulmões, sendo uma das maiores causas de morte quando o óbito acontece por problemas respiratórios. A DPOC também é causadora do aumento no número de procura de pacientes por ventilação mecânica por conta das complicações apresentadas.
Uma das metas do tratamento da DPOC é o aumento da qualidade de vida dos pacientes, de modo a mantê-los com vida ativa por mais tempo, independentemente da gravidade da doença, reduzindo os riscos de exacerbação e piora nos quadros.
A Mutirão de Exames de Espirometria realizou 46 exames para os pacientes que aguardavam na fila de espera. Com o sucesso na realização dos procedimentos e na tratativa de todas as demandas, a Secretaria Municipal de Saúde abriu vagas os municípios da microrregião para a realização dos exames nos pacientes que aguardam pelos procedimentos.
Ainda por meio das ações do Projeto Abraçar, na última quarta-feira, 9, as equipes médicas atuantes na Atenção Básica passaram por curso de capacitação para o diagnóstico precoce da doença.