Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Comitê traça estratégias em parceria com as escolas contra o abuso e a exploração sexual infantil em Ituiutaba 

Publicado por Vigilante do Povo em 14/03/2022 às 19:43

 

Reunião serviu para iniciar tratativas para incluir o tema no projeto pedagógico das escolas do município; denúncias podem ser feitas pelo Disk 100

 

Uma reunião entre o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção das Crianças e dos Adolescentes Vítimas de Violência e a Secretaria Municipal de Educação Esportes e Lazer de Ituiutaba foi realizada nesta quinta-feira, 10. O encontro serviu para serem discutidas ações sobre as mais variadas formas de violência contra crianças e adolescentes.

Na ocasião, foi discutida a inclusão do tema no projeto pedagógico das escolas do município, bem como sobre a capacitação da equipe escolar na abordagem do assunto com as crianças.

Conforme a presidente do Comitê, Nathalia Martins, essas ações são um avanço muito grande na prevenção e no enfrentamento às violências provocadas contra a criança e adolescente, em especial a violência sexual.

Além de Nathália, a reunião contou com a presença de Ana Flávia (Comitê), da secretária de Educação, Joelma da Silva Almeida e da assessora da pasta, Vanda.

O Comitê foi criado para traçar estratégias e realizar ações integradas buscando a prevenção, o enfrentamento e o atendimento especializado de crianças e adolescentes vítimas de violência em suas mais variadas formas, com ênfase para os casos de abuso e exploração sexual infantil. Denúncias podem ser feitas pelo Disk 100.

A partir da elaboração do Plano de Ação Municipal e do Fluxograma de Atendimentos que envolve toda a rede de proteção, estão sendo adotadas medidas para a prevenção e a prestação de assistência para crianças e adolescentes de Ituiutaba vítimas de eventuais abusos e exploração.

O Comitê é formado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Pronto Socorro, Hospital São José, Vigilância Epidemiológica, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Polícia Militar, Atenção Primária à Saúde, APAE, Unidades Mistas de Saúde I e II, CRAS, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.