Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Perdidos? Desesperados? Ninguém entende como escolher o melhor partido com o fim das coligações nas eleições para vereadores

Publicado por Vigilante do Povo em 17/03/2020 às 10:01

Por Geiza Ardila

 

As novas regras para as eleições proporcionais, para vereadores, nos municípios estão deixando todos os participantes do pleito com um nó na cabeça. As regras dos coeficientes eleitorais continuaram e ficaram mais confusas ainda. Tem candidato ainda que não entendeu como serão feitas as contas.

Além da cidade Ituiutaba, especificamente, enfrentar o desalento dos políticos e possíveis candidatos, os partidos passam por rápidas transformações e o que parecia ser um agremiação forte, rapidamente é esvaziada, em função do medo dos novos candidatos ou daqueles que tentaram uma vaga nas eleições de 2016. Ninguém quer “trabalhar” para eleger o mais votado do partido. “Trabalhamos para eleger um cara que depois nem lembra da gente”, reclamam muitos dos pré-candidatos.

Todos querem oportunidade. Em Ituiutaba, a Câmara Municipal vai abrir muitas possibilidades, com vereadores arriscando na candidatura majoritária para prefeito. Quem está tentando formar a chapa partidária enfrenta o desalento com a política de muita gente e com pessoas que estão preferindo levar uma “graninha” ajudando na reeleição de já vereadores.

É muito importante estar liado às contas dos coeficientes e das sobras. Os analistas e legisladores consideram importantes para acabar com o efeito Tiririca ou efeito Enéas, que tiveram milhões de votos e acabaram elegendo, em função das coligações candidatos com apenas 200 mil votos.

O tempo está diminuindo. O prazo para entrega das litas dos candidatos termina dia 30 de março, sendo que até 4 de abril poderá sofrer alteração de nomes ou correções. Em Ituiutaba, o temor é grande e poucos querem apostar nem numa derrota muito menos num desgaste. Até agora, nenhum partido apresentou suas filiações e segue a busca para completar as vagas. A renovação será grande. Mas antes, a dor de cabeça também.