Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Antecipada aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer

Publicado por Vigilante do Povo em 19/10/2021 às 22:06

Medida começa a valer nesta quarta-feira (20) para tijucanos vacinados entre 31 de julho e 4 de agosto que poderão concluir o esquema vacinal antes do prazo previsto

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia nesta terça-feira (19) a antecipação do intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer em adultos (acima de 18 anos) de doze para oito semanas. O prazo está indicado na bula do imunizante e amplia a proteção dos já vacinados, além de aumentar a cobertura vacinal do município.
Para atualizar o cronograma de agendamento das segundas doses da Pfizer, o Poder Executivo lançou novas datas (confira na imagem), de modo a realizar a aplicação de forma otimizada e sem aglomerações.
A medida beneficia tijucanos com 18 anos ou mais que receberam a primeira dose e que poderão concluir o esquema vacinal cinco semanas antes do prazo inicialmente indicado.
Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto e mesmo que o período já seja maior que este, também poderá tomar a segunda dose antes da data de retorno sinalizada em sua carteirinha.
Nesta quarta-feira, 20, será a vez da antecipação da segunda dose da Pfizer para pessoas que tomaram a primeira dose entre os dias 31 de julho e 4 de agosto de 2021. Os locais são Parque de Exposições, no Bairro Alvorada, e FacMais, no Universitário, das 9h às 15h.
Os reagendados devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço e cartão de vacinação.
CONSERVAÇÃO DAS VACINAS
O Departamento de Epidemiologia esclarece que as vacinas utilizadas são devidamente acondicionadas em caixas térmicas, sendo durante todo o período da vacinação feito o controle por meio de aferição da temperatura. Além disso, sempre que necessário, é feita a reposição das doses, com a troca de vacinas armazenadas nas caixas pelas colocadas nas geladeiras. As normas técnicas da rede de frio e vigilância sanitária são seguidas rigorosamente, com a temperatura das caixas mantidas entre +2 e +8 graus, mesma temperatura em que as vacinas são acondicionadas na sala de vacinas.
Dúvidas sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 podem ser sanadas pelo telefone/WhatsApp (34) 99859-4748.