Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Começa a Campanha da Fraternidade de 2020, sob o tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso / “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”

Publicado por Vigilante do Povo em 26/02/2020 às 22:16

Por meio do tema e do lema da Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso / “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) –, somos convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.

 

De acordo com nota divulgada pela CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil), deu-se início hoje, 26, a campanha da fraternidade de 2020, com o tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. No ano passado, o foco foram as políticas públicas.

No vídeo oficial que trazemos aqui no Vigilante do Povo, fica clara a mensagem que faz homenagem a Santa Dulce dos Pobres e ao Papa Francisco como exemplos de bons samaritanos.

Ao G1, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, explicou que o principal objetivo é “proteger a vida”. Citando números de violência no país, destacou o “cuidado entre as pessoas” como a principal ação.

No centro do cartaz de divulgação da campanha da fraternidade, a santa brasileira aparece junto com crianças e idosos, nas ruas do centro histórico de Salvador.

“Tudo que a gente fala hoje de valores, ela [Irmã Dulce] já fazia há 50 anos atrás”, disse a sobrinha da Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, participou do lançamento da campanha. Irmã Dulce, canonizada no dia 13 de outubro do ano passado, é homenageada na Campanha da Fraternidade de 2020 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.