Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 29/06/2021 às 16:11
Mais um investimento feito pela Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, será concretizado em benefício de toda a população atendida na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – Upami, o Pronto Socorro.
A Upami recebeu nesta terça-feira, 29, o novo aparelho de Raio-X Digital adquirido pelo Poder Executivo para melhor a agilidade e a qualidade dos diagnósticos feitos por imagem na unidade. Trata-se de um Raio-X FixoTD500HF-CGB/40 e um Detector para Sistema deRadiologia Digital, num investimento total de R$ 219.687,50 (duzentos e dezenove mil, seiscentos e oitenta e sete reais e cinquenta centavos).
O local contava com o serviço no processo convencional,que apresentava lentidão no processo de realização do exame, além de gastos com filmes e produtos químicos para a revelação das imagens. O novo equipamento fornecerá maior qualidade de imagem e, consequentemente, dos diagnósticos.
Trata-se de mais um pedido feito pela prefeita Leandra e atendido pela pasta gerida pela secretária, Sandra Barbosa. “Esse é mais um investimento que fizemos para atendernossa população com maior agilidade e eficiência”, disse a prefeita.
O aparelho também é importante para a avaliação de comprometido pulmonar de pacientes contaminados e em estado avançado da Covid-19.
Entenda
Uma radiografia convencional podia levar minutos para ficar pronta, já no exame digital as informações são capturadas e armazenadas em questão de segundos e ficam mais rapidamente disponíveis para a interpretação do médico radiologista.
No Raio-X Convencional era necessária uma quantidade exata de radiação. Se ela fosse maior ou menor do que o indicado o resultado poderia ser o de imagens muito ou pouco penetradas, dificultando a identificação das lesões. Além disso, o próprio processo de revelação das imagens poderia interferir no resultado, obrigando o paciente a ser submetido a um novo exame. Com a tecnologia digital, ajustes na imagem podem ser feitos no pós-processamento, sem a necessidade de repetir o exame e diminuindo, consequentemente, a radiação para o paciente.
Sem o processo de revelação do filme, a radiografia digital evita a utilização de substâncias tóxicas que poluem o meio ambiente. O próprio descarte do filme do Raio-XConvencional também contribui para a geração de lixo. O armazenamento digital também se mostra como uma vantagem neste quesito, já que não há necessidade de grandes arquivos, de papel e filmes para guardar os exames impressos.
Além de evitar o consumo de papel, as informações levantadas em exames de radiografia digital ficam armazenadas, facilitando a criação do histórico do paciente, a comparação de imagens e o acesso aos laudos.