Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024

Delegado regional fala sobre importância das denúncias no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Publicado por Vigilante do Povo em 31/05/2021 às 22:30

Luiz Antônio Minas, delegado regional lotado em Ituiutaba, é um dos participantes da Campanha Maio Laranja

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com demais pastas e instituições, segue com ações da Campanha Maio Laranja “Faça Bonito – Escute uma Criança”. O mês é marcado pelo combate ao abuso e exploração contra crianças e adolescentes.

Nesta segunda-feira, 31, o delegado regional da Polícia Civil de Minas Gerais, Luiz Antônio Minas, fala sobre a importância das denúncias para que as ações possam ser desencadeadas pela polícia para elucidar e fazer cessar os crimes. Assista!

O delegado também fez uma diferenciação entre o estupro e o estupro de vulnerável. “Qualquer autor de crime que tiver relação sexual ou ato libidinoso com alguém que tiver menos que 14 anos cometerá estupro de vulnerável, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

Luiz Antônio Minas também disponibilizou informações sobre a forma mais usual que tais crimes são praticados. “Muitas das vezes essas ações são feitas através das redes sociais, quando o autor solicita imagens de crianças ou adolescentes. Sempre recomendo aos pais para que fiquem muito atentos às conversas de seus filhos através dos celulares, principalmente, neste período de Pandemia, pois as crianças ficam mais em casa”, ressaltou.

O delegado também traçou o perfil mais comum dos abusadores que, normalmente, são bastante simpáticos. “É preciso estar atento a essas atitudes e também ao comportamento das próprias crianças. Essa ação deve durar o ano todo para que a gente combata esse crime presente na sociedade”, finalizou.

O maior canal de denúncia nacional é o Disque 100. Então, se você tem conhecimento de algum caso de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, pegue o telefone e disque 100. Sua identidade será mantida em sigilo e a denúncia serve como disparador de ações de proteção às vítimas.

Também é possível denuncia pelo DDU 181, de forma anônima, 190 ou diretamente ao Conselho Tutelar pelo telefone (34) 99687-8506, situado na Avenida 5-A, entre 22 e 24, n° 30, no Centro.