Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 23/04/2021 às 15:20
Mudança beneficiará os tijucanos com o aumento dos atendimentos e com diagnósticos mais precisos através dos exames laboratoriais
Saúde de qualidade disponível aos tijucanos é um dos principais focos da Prefeitura de Ituiutaba na gestão da prefeita Leandra. Por isso, mais um avanço nesse setor está na reta final de implantação e estará disponível aos pacientes a partir desta sexta-feira, 23.
A Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – Upami (Pronto Socorro) contará com o serviço de exames laboratoriais durante 24 horas por dia. Trata-se uma demanda antiga, que somente será atendida após o início da nova gestão.
Antes o serviço era prestado com uma gama menor de exames, além das coletas serem realizadas apenas duas vezes por dia, em horários fixos, sem suporte desses serviços durante 24 horas.
A secretária de Saúde, Sandra Barbosa, explicou que é um grande avanço disponibilizar os exames também nos horários em que são atendidas urgências e emergências. “Nós também contratamos uma vasta gama de exames que não eram realizados anteriormente como gasometria arterial, enzimas cardíacas, dimero D e outros. Com isso a qualidade do serviço prestado aos pacientes aumentará muito, bem como a segurança do diagnóstico”, explicou.
A secretária, atendendo pedido da prefeita Leandra, já trabalha para transformar a Upami em UPA, o que possibilitará que parte dos serviços oferecidos à população seja custeada pelo Governo Federal.
Vale ressaltar que esses exames são oferecidos para pacientes que ficam internados na Upami. Já os exames de rotina são feitos nos PSFs e na Unidade Mista de Saúde.
Exames disponíveis na Upami
A Upami agora oferecerá aos pacientes em observação ou internados na Unidade os seguintes exames: hemograma completo, ferritina, uréia, creatinina, amilase, BHCG quantitativo, PCR quantitativo, TGO, TGP, gama GT, bilibirrubina totais e frações, troponina, CPK, CK-MB, coagulograma TAP e TTPA, EAS, gasometria arterial, NA+, K+, ddimero e dengue antígeno MS1.