Ituiutaba, sábado, 23 de novembro de 2024
Publicado por Vigilante do Povo em 01/03/2021 às 15:31
Enquanto a incompreensão impera, tanto por parte de pequenos empresários locais (claramente incentivados por políticos que não ganharam as eleições ano passado) e pelos mais jovens que não respeitam as regras sanitárias, sobretudo o isolamento social, centenas de pessoas estão ficando doentes a cada dia em Ituiutaba, com uma explosão de casos da Covid-19. Nas últimas 24h, foram registrados 107 novos casos, sendo o maior número apresentado em um ano de pandemia. A tendência é aumentar, chegando agora as contaminações devido aos eventos do Carnaval e das aglomerações clandestinas. Também foram registradas duas mortes.
O momento é de agir com firmeza com essa situação e enfrentar com severas punições aqueles que se deixam usar por oposicionistas sem amor a à vida da população. Fazer política às custas de vidas doentes é necropolítica e vil. Pelo menos é o que se presenciou na porta da prefeitura hoje pela manhã. Funcionários nitidamente intimidados pelos chefes e por trás um político com dor de cotovelo. Não é o momento para essa prática, mas de concentrar esforços para todos sobrevivam à pandemia, que entrará numa fase de aumento exponencial de casos.
Essa farsa instalada de comércio fechado, mas com lojas funcionando com seus empregados dentro, é o exemplo do desrespeito que as pessoas tem pela vida e que devem ser punidas. A aglomeração na porta da prefeitura é outra irresponsabilidade. O vírus não tem lado político. O vírus que transmite a Covid-19 mata ou deixa pessoas com graves sequelas. O colapso do sistema de saúde é a demonstração mais evidente que a circulação de pessoas continua em grande marcha. Somente com o isolamento social se obtém o controle da doença. Não existe outra forma. Até todos estarem vacinados é preciso compreensão com aberturas e fechamentos intermitentes de vários setores comerciais e industriais ou de serviços. Todos perdem com a negação, com a politização da doença e com ignorância, como a divulgação de falsas informações sobre a a Covid-19.
A próxima fase, que entra nesse mês de março, será um desafio para todos os governos municipais. Um número bem maior de casos serão registrados e se hoje está ruim, dias piores virão. #fiqueemcasa #paracomoperdeuapelou